RITIDOPLASTIA / LIFTING FACIAL
Com o progredir da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e tonificação, levando a flacidez e um excesso de pele no rosto. A força da gravidade tende a repuxar a pele para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano).
Levando em conta tudo isto, temos a musculatura facial, que após tantos anos de realizar seus movimentos faciais, as marcas de expressão aprofundam, especialmente na região dos olhos, na testa e outras regiões faciais. São todas estas alterações juntas que levam à aparência de envelhecimento.
O lifting facial tem como objetivo reverter parcialmente esse processo de envelhecimento, já que atua nos músculos da face e retira os excessos cutâneos. Ao realizar esta técnica levamos o cuidado de não modificar a harmonia facial do paciente ao deixar uma pele indesejavelmente rígida, tentamos buscar uma aparência natural, menos envelhecida e respeitando os traços da face mantendo as estruturas firmes.
O QUE É O LIFTING FACIAL?
É um procedimento cirúrgico que é realizado em pessoas que tem uma aparência envelhecida na face, seja por falta de cuidados da pele, por exposição excessiva ao sol, ou também por simples fatores genéticos.
Este procedimento é um dos mais solicitados nos consultórios dos cirurgiões plásticos, sendo realizado em sua maioria em mulheres entre 50 a 70 anos de idade, que buscam uma aparência mais leve e atraente.
O Lifting Facial pode ser realizado em ambos sexos, sempre e quando tiver a indicação aprovada pelo cirurgião plástico.
A FINALIDADE DESTE PROCEDIMENTO É MELHORAR REGIÕES COMO:
-
Pómulos
-
O bigode chinês (sulco nasogeniano)
-
Pescoço e papada
-
A pele próxima à boca
COMO QUE ESTA TÉCNICA É REALIZADA?
São realizadas pequenas incisões na região da orelha e do pescoço, por onde será aplicada a fixação dos planos sub dérmicos (sistema músculo apo neurótico superficial: SMAS que estão debilitados e logo retirassem os excessos de pele.
Também podem ser tratadas as rugas profundas próximas à boca, o que se conhece como bigode chinês e parte da flacidez do pescoço.
Em alguns casos, este procedimento pode ser combinado com outros métodos para aumentar o volume facial, por exemplo, utilizar gordura do próprio paciente, o famoso Lipolfilling facial.
INDICAÇÃO
É indicada apenas para aqueles pacientes que apresentam flacidez facial, rugas, sulcos profundos e excesso de pele na face e no pescoço. Lembre-se que este procedimento não modifica a qualidade da pele, ele apenas melhora o aspeto geral desta, ao fixar estruturas que perderam força e retirar os sobrantes das dobras faciais.
TIPO DE ANESTESIA
Pode-se realizar com anestesia local, com sedação ou com anestesia geral, dependendo do caso a se tratar.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Geralmente é de 12 a 24hs
PÓS OPERATÓRIO
Os cuidados do pós operatório são muito importantes para que o paciente tenha um bom resultado cirúrgico.
Normalmente deixam-se dois drenos, um de cada lado do rosto, os quais serão retirados dentro de 24 a 48hs pós cirurgia.
Os primeiros curativos do pós serão realizados passadas as 48hs, retirando a vendagem compreensiva ao redor da área tratada.
O edema e os hematomas (roxo) são esperados, porém apresentam melhorias progressivas dentro do período de 21 dias.
Normalmente, a recuperação é ausente de dor, ficando com uma mínima alteração na sensibilidade facial por um período de tempo, a qual volta conforme os meses forem passando.
Deve-se evitar a exposição solar por 30 dias, com a intenção de evitar sangramento, acentuar o edema e não alterar a cor da cicatriz. O uso de protetor solar é obrigatório por seis meses após o procedimento.
Pode ocorrer que o pescoço e o rosto fiquem com uma leve rigidez e sensação dormente, nestes casos é importante manter a calma e saber que isto passará conforme os meses do pós operatório.
Após de 15 a 20 dias realizado o procedimento estético, o paciente pode retomar sua rotina normal, sendo obrigatório o uso de protetor solar.
COMPLICAÇÕES
É importante estar preparado para realizar este tipo de procedimento, controlar patologias pré existentes como a Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, alterações na coagulação, etc.
Não obstante, as complicações que podemos mencionar neste caso, são: hematomas, abertura de pontos, infecções, necrose de pele, alterações nas cicatrizes, lesão de nervos, perda de sensibilidade, e é importante mencionar que dentro de tudo isto, o consumo de cigarros é um potencial agravante, tanto que é aconselhado parar o consumo de imediato, ou parar de fumar um mês antes e um mês após da cirurgia.
RESULTADO FINAL
A maioria dos pacientes alcançam um resultado final aos 6 meses de realizada a cirurgia, é importante mencionar que grandes mudanças no peso corporal como emagrecer ou engordar, pode modificar o resultado final, já que a cirurgia é planejada dentro da estrutura física atual do paciente.