RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA COM EXPANSORES
O QUE É?
A reconstrução imediata das mamas com expansores de silicone ganhou maior relevância no tratamento do câncer de mama. Essa técnica permite uma melhor qualidade de vida dos pacientes mastectomizados, reduzindo o sentimento de mutilação e favorecendo uma reintegração social mais rápida.
As reconstruções com expansores começaram a ser utilizadas na década de 1980 e a evolução da técnica cirúrgica oncológica permite maior preservação da pele e dos músculos peitoral maior, menor e serrato.
Os expansores de mama são próteses com invólucro de elastômero de silicone. Ao contrário da prótese comum, ela não possui gel de silicone. Os expansores são colocados em posição submuscular total, oferecendo proteção completa e permitindo uma expansão uniforme.
INDICAÇÕES
Câncer de mama em estágios iniciais, com doença oncologicamente controlada, tanto com quimioterapia como por radioterapia.
COMO É REALIZADA?
Uma vez que a mastectomia tenha sido realizada e as margens cirúrgicas estejam livres da doença, o expansor é colocado no nível submuscular. Após 3 a 4 semanas, a expansão começa com uma solução fisiológica, através de uma válvula escondida sob a pele, em uma de suas extremidades. Quando alcançada a expansão desejada pelo cirurgião, a substituição é realizada por uma prótese definitiva.
TIPO DE ANESTESIA
Normalmente, se utiliza anestesia geral.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Geralmente, 24 horas.
COMPLICAÇÕES
Podem ocorrer complicações como: hematoma, infecção, abertura de pontos, dor, rejeição do expansor ou assimetrias.
RESULTADOS DEFINITIVOS
Os resultados da colocação do expansor são progressivos e, dependendo do tamanho escolhido, existem capacidades diferentes. O enchimento do expansor com solução fisiológica é realizado gradualmente a cada 10 a 14 dias, até atingir o volume desejado. Geralmente, após um ano de colocação do expansor e se não houver complicações durante o processo de expansão, é realizada uma segunda cirurgia, na qual o expansor é substituído pela prótese mamária definitiva.