OTOPLASTIA
Existem várias patologias que podem causar alterações na anatomia da orelha, entre elas a chamada “orelha de abano”, representando a alteração mais frequente do pavilhão auricular. Isso é caracterizado por ter uma abertura mais proeminente do que o habitual, além disso, a “orelha de abano” está associado à falta de definição do anti-hélice (dobra interna da orelha), dando uma aparência de “antena parabólica”.
A otoplastia é a cirurgia que corrige essas alterações, tentando melhorar o anti-hélice e diminuir a distância entre a parte posterior da orelha e o couro cabeludo. Com essa técnica, corrigimos a posição da orelha, deixando-a o mais harmoniosa possível e sem estigma cirúrgico.
OTOPLASTIA (ORELHA DE ABANO)
A idade ideal para a correção dessa alteração anatômica é a partir dos 6 anos, quando a criança já inicia a fase escolar e a orelha atinge o tamanho do adulto. Por outro lado, é importante fazê-lo nessa faixa etária, uma vez que as crianças sofrem várias agressões verbais e bullying, o que afeta sua qualidade de vida e bem-estar pessoal.
TIPO DE ANESTESIA
A técnica pode ser realizada com anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO
A duração é de aproximadamente 40 a 60 minutos.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
O paciente pode receber alta no mesmo dia (8-12hs) ou no dia seguinte (12-24hs).
PÓS-OPERATÓRIO
Qualquer tipo de trauma nos ouvidos deve ser evitado, incluindo dormir de lado, descansar sobre eles, por pelo menos 3 semanas. Também indicamos o uso de uma fita da cor da pele, para deixar a orelha presa à cabeça por cerca de um mês e meio.
COMPLICAÇÕES
São muito raras, mas sendo uma cirurgia minimamente invasiva, podemos mencionar: hematomas, infecção, deiscência (abertura de pontos) e cicatriz hipertrófica / quelóide.
RESULTADOS FINAIS
Após a otoplastia, a orelha encontra o formato final, mas nos primeiros dias ocorre edema e equimose, que melhoram progressivamente após a cirurgia (21 dias). A cicatriz leva 6 meses para amadurecer.