MENTOPLASTIA (CIRURGIA NO QUEIXO)
O queixo constitui um dos pontos de referência no estudo estético da face. Juntamente com o nariz, é uma das estruturas mais importantes para definir o perfil do rosto. O queixo ideal deve estar em uma posição alinhada com a linha da glabela (região entre as sobrancelhas e o nariz), atingindo um conjunto harmonioso com o nariz, os olhos e a boca. O queixo pode estar em uma posição mais avançada ou mais retraída, dependendo de cada paciente.
A mentoplastia mais comum é aquela que tenta corrigir o queixo retraído (retrognatia), através de um implante de silicone.
INDICAÇÃO
Para aquelas pessoas que têm queixo pequeno, desproporção facial.
TIPO DE ANESTESIA
Pode ser usado anestesia local com sedação ou anestesia geral.
TÉCNICA CIRÚRGICA
É colocada uma prótese de silicone ou Porex no queixo, a incisão pode ser dentro da boca ou fora (subentoniana). A prótese é colocada acima do osso do queixo e sob uma camada que cobre o osso (periósteo).
Existem dois tipos de próteses: silicone e Porex. A prótese de silicone é a mais utilizada, mais barata e não é necessário trocá-la. Em alguns casos, a prótese pode levar ao desgaste ósseo devido à pressão exercida. A prótese Porex precisa ser fixada ao osso com parafusos de titânio, tem um custo mais alto e, por ser fixada ao osso, não apresenta risco de absorção.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia, pode ficar 12 horas.
PÓS-OPERATÓRIO
Evite alimentos de consistência muito quente ou dura. Evite exercícios físicos por 21 dias, mantenha uma boa higiene bucal sem manipular a cicatriz (use antissépticos orais sem álcool). Uma questão não menos importante é não dormir descansando o queixo no travesseiro, devemos evitar pressão e trauma na região por 2 meses.
COMPLICAÇÕES
Podemos ter: infecção, hematomas, assimetria do queixo, irregularidades, abertura de pontos.
RESULTADO DEFINITIVO
Após a cirurgia, o resultado se torna visível, o edema e a inflamação duram um mês após o procedimento. Como qualquer cirurgia, o resultado mais próximo ao final é observado em 6 meses.