MASTOPEXIA COM OU SEM PROTESE
Os seios após a puberdade, são rígidos e firmes. Com o tempo, as glândulas são substituídas por tecido adiposo e a tendência a cair (ptose) aumenta. Situações como gravidez ou perda excessiva de peso aceleram esse processo, outro ponto a ter em mente é que a pele com a idade perde elasticidade e tônus, aumentando a descida dos seios.
A mastopexia ou a elevação dos seios visa reverter esse processo, a técnica é realizada com a suspensão da mama e a remoção do excesso de pele e glândula. Nesta mesma cirurgia, o tamanho da aréola pode ser corrigido, para aquelas pacientes com desproporção. Se seus seios são pequenos e flácidos, o uso de um implante juntamente com a mastopexia pode aumentar a firmeza e o tamanho.
Existem diferentes técnicas para a correção da flacidez da mama, portanto cada caso específico será avaliado, explicando o motivo da escolha da técnica.
ANESTESIA
A peridural é geralmente usada com sedação ou anestesia geral.
INTERNAÇÃO
É uma cirurgia bem tolerada, requer entre 12 e 24 horas de internação.
PÓS-OPERATÓRIO
O paciente deve ficar longe dos esforços físicos por 30 dias, evitando nos primeiros 25 dias levantar os braços. O uso do sutiã cirúrgico deve ser no minimo 2 meses. Geralmente, você pode dirigir novamente após 30 dias, desde que o cirurgião o autorize. O retorno às atividades esportivas geralmente é de 2 meses.
É normal que as cicatrizes sejam vermelhas nos primeiros meses, é uma fase evolutiva que todos os pacientes devem passar, mas depois, próximo ano, começa a clarear e se torna geneticamente predisposta.
COMPLICAÇÕES
As complicações, embora raras, são geralmente: hematomas, infecção, perda temporaria da sensibilidade da aréola, cicatriz hipertrofica ou quelóide, abertura de pontos, leves asimetrias, trombose, deiscencias.
RESULTADO FINAL
Por volta dos 3 meses após a cirurgia, a mama produz uma concavidade no polo inferior, produto do alojamento da protese, lembrando que esse polo inferior no pós imediato é retificado.
Dos 6 meses ate o primeiro ano, você pode esperar um resultado já próximo ao definitivo, lembrando que a mama é um órgão que muda constantemente devido a seus receptores hormonais e flutuações de peso.