LIPOESCULTURA
A lipoescultura é um procedimento para reduzir a gordura corporal em áreas localizadas. Além disso, a remodelação é realizada em outras áreas que exigem aumento de volume, proporcionando ao paciente um melhor contorno corporal. Essa técnica, apesar de ser popularmente conhecida como cirurgia para perda de peso, tem um efeito mais marcante na definição da silhueta corporal e não tanto na modificação do peso na balança.
Na lipoescultura, parte da gordura removida é filtrada e processada e, em seguida, passa a preencher parte dos tecidos que precisam de mais volume, seja na face, rosto, nádegas, etc. O tempo cirúrgico pode ser um pouco mais longo que a lipoaspiração, pois levaria um tempo extra para proceder ao enxerto de gordura (lipotransferência).
Os melhores resultados são obtidos em pacientes com pouca quantidade de gordura localizada, lembrando que em áreas com maior volume de tecido adiposo, é mais provável que deixem irregularidades e assimetrias.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Geralmente varia entre 12 e 24 horas de acordo com a extensão e a intensidade da lipoaspiração.
ANESTESIA
Infiltração local (solução de Klein) geralmente combinada com sedação, anestesia peridural ou geral.
COMO É O PÓS OPERATÓRIO?
Geralmente há edema (inchaço) e equimose (alteração na cor da pele, produto do hematoma leve) Esses sintomas desaparecem entre 20 a 30 dias após a cirurgia.
Durante o primeiro mês após a cirurgia, o paciente mostra uma melhora acentuada no edema, endurecendo-se nas regiões lipoaspiradas, produto da cicatrização interna. Por volta do 2º e 3º mês, isso melhora e há uma maior retração da pele. Uma cinta abdominal elástica deve ser colocada por 1 a 2 meses, para ajudar no resultado da modelagem do corpo. É muito importante começar com a drenagem linfática manual após o sétimo dia de pós-operatório e, se necessário, a ultrassonografia será realizada após os 21° dias de pós-operatório. Este procedimento visa reduzir o edema, melhorar o endurecimento e acelerar a recuperação.
Por outro lado, o cirurgião instruirá o paciente a colocar um anticoagulante subcutâneo por 10 dias após a cirurgia e usar uma meia de compressão elástica por 13 dias.
POSSIVEIS COMPLICAÇÕES
É um procedimento cirúrgico, podendo ocorrer complicações como: edema, inflamação, equimose, fibrose e irregularidades nas áreas tratadas, trombose, embolias.
O acúmulo de líquido (seroma) é a complicação mais comum em grandes lipoaspirações. No caso de grandes quantidades, para resolução, serão puncionadas e/ou realizadas drenagem linfáticas. Geralmente tem uma recuperação muito boa, sem deixar sequelas para o paciente.
QUANDO ATINGO UM RESULTADO PRÓXIMO AO DEFINITIVO?
Como toda cirurgia estética abdominal, requer cuidados físicos e comportamento alimentar. Os resultados são progressivos e precisam de um bom complemento, como drenagem linfática manual e ultrassonografia. O paciente alcançará um resultado de um 80% em 4 meses e 100% em 6 meses.