LIPOASPIRAÇÃO
É a extração do excesso de gordura corporal por meio de cânulas de sucção, utilizando um equipamento cirúrgico especial.
O QUE É?
A lipoaspiração é uma cirurgia para modelar o corpo, embora seja possível reduzir parte do peso corporal, não é uma cirurgia para perda de peso.
É importante que o paciente que vai se submeter ao procedimento entenda que, após a cirurgia, ele deve manter um peso adequado para que o efeito produzido por ele dure com o tempo. Dieta e atividade física regular, são ferramentas necessárias para alcançar mais rapidamente o objetivo procurado com a cirurgia, lembrando que a maior mudança está na silhueta e não na balança.
É importante saber que, com a cirurgia de lipoaspiração, o cirurgião poderá retirar entre 5% e 7% do peso corporal do paciente, avaliando cada caso em particular.
QUAIS SÃO AS REGIÕES QUE PODEM SE SUBMETER A ESSE PROCEDIMENTO?
A lipoaspiração pode ser usada para modelar as áreas abaixo do queixo, pescoço, rosto, braços, seios, abdômen, nádegas, quadris, coxas, joelhos e panturrilhas.
INDICAÇÃO
Pacientes que desejam remover a gordura localizada ou definir alguma região do corpo. Desde que estejam perto do peso para sua altura (IMC).
ANESTESIA
Pode ser usada anestesia local, anestesia local com sedação, peridural e anestesia geral. O anestesista avaliará o método mais apropriado para cada paciente.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Varia de 12 a 24 horas, dependendo da magnitude da lipoaspiração.
PÓS-OPERATÓRIO
Geralmente, há edema (inchaço) e equimose (alteração na cor da pele, produto de hematomas). Esses sintomas geralmente desaparecem dentro dos 20 a 30 dias.
Durante o primeiro mês após a cirurgia, o paciente mostra uma melhora acentuada no edema, endurecendo-se nas regiões lipoaspiradas, produto da cicatrização interna. Por volta do 2º e 3º mês, o endurecimento melhora e há uma maior retração da pele. Uma cinta abdominal deve ser usada por 2 meses, para ajudar na modelagem do corpo. É muito importante começar com a drenagem linfática após o sétimo dia de pós-operatório e, se necessário, ultrassom após os 21° dias de pós-operatório. Isso visa reduzir o edema, melhorar o endurecimento e acelerar a recuperação.
O cirurgião instruirá a colocar um anticoagulante subcutâneo por 10 dias após a operação e a usar uma meia de compressão elástica por 13 dias.
POSSIVEIS COMPLICAÇÕES
É um procedimento cirúrgico, podendo ocorrer complicações como: edema, inflamação, equimose, fibrose, trombose, embolia e irregularidades nas áreas tratadas.
O acúmulo de líquido (seroma) é a complicação mais comum em grandes lipoaspirações. No caso de grandes quantidades, para resolução, serão puncionadas e/ou realizadas drenagens linfáticas. Geralmente tem uma recuperação muito boa, sem deixar sequelas para o paciente.
EXPECTATIVAS / RESULTADO FINAL
A nova imagem corporal começará a aparecer nas primeiras semanas, lembre-se que, nos primeiros dias, o que predomina é o edema, típico da manipulação do corpo e reação inflamatória. A melhora será mais visível em 4 ou 6 semanas, atingindo um resultado de 80% entre o 4º e o 6º mês pós operatório. O exercício físico regular e a ingestão de alimentos saudáveis podem ajudar a manter sua nova silhueta.