LIPO-ABDOMINOPLASTIA
Muitas pessoas, com a finalidade de melhorar a aparência estética do abdômen, procuram realizar procedimentos estéticos combinados. A lipoaspiração junto com a abdominoplastia melhora a flacidez abdominal e a gordura localizada. Geralmente, as pacientes que procuram esses procedimentos sofreram grande perda de peso ou gravidez.
QUAIS VANTAGENS DESSA TÉCNICA?
As vantagens que essa técnica pode oferecer seriam:
-
Contorno corporal mais definido
-
Remoção de pele flácida da região abdominal
-
Remoção localizada de adiposidade
Portanto, a grande vantagem dessa associação é um corpo mais harmonioso. Dessa forma, a lipoaspiração é ideal para remover o excesso de adiposidade localizada e a dermolipectomia visa remover a pele flácida restante.
COMO É FEITO?
É uma cirurgia que pode levar 5 horas. Antes de realizar a cirurgia, o cirurgião desenha com um marcador as áreas a serem lipoaspiradas. Então é necessário fazer um corte no abdômen em forma de semicírculo, acima dos pelos pubianos, em direção a ambos os lados da cintura, passando pelas cristas ilíacas. Em seguida, procede-se à suturar os músculos retos abdominais, estica-se a pele do abdome superior até a região pubiana e refazem-se o umbigo. Além disso, é realizada a lipoaspiração de gordura localizada.
TIPO DE ANESTESIA
Geralmente a anestesia utilizada é peridural, mas a anestesia geral pode ser usada.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Geralmente são 24 horas, onde o paciente deve se levantar ou sentar na cama para se adaptar ao procedimento.
PÓS-OPERATÓRIO
O paciente terá duas mangueiras de drenos, que serão removidas de acordo com orientação médica entre 7 a 10 dias. Os drenos servem para remover todo o fluido que se forma embaixo da pele, impedindo que ela se acumule (seroma), facilitando a recuperação e a cicatrização.
Os pacientes não devem fazer grandes esforços e manter uma postura semi flexionada por 15 dias para evitar tensão na cicatriz. Exercícios físicos devem ser evitados por 30 a 40 dias. O uso de cinta abdominal deve ser usado por 2 meses.
A cicatriz geralmente fica vermelha após o primeiro mês, clareando a partir do ano, sempre dependendo do tipo de pele.
COMPLICAÇÕES
Entre as possíveis complicações, podemos citar: hematomas, seromas, infecção, abertura de pontos, cicatriz hipertrófica ou queloide, sofrimento cutâneo, necrose cutânea, trombose, fibrose abdominal, retrações, deiscências.
Como os cigarros são um fator que aumenta a possibilidade de complicações, os fumantes devem evitar os cigarros um mês antes do procedimento e um mês depois.
RESULTADO FINAL
O resultado definitivo pode ser obtido após 6 meses de cirurgia, tempo necessário para acomodação do tecido e maturação da cicatriz.