GINECOMASTIA
Atualmente, os homens procuram cada vez mais procedimentos estéticos e cirúrgicos, que tentam resolver os “problemas” que geralmente os incomodam ao vestir roupas ou ir à praia. Um deles é a GINECOMASTIA, que se caracteriza pelo aumento do tecido mamário nos homens. Pode ser causada por medicamentos, pelo aumento de tecido adiposo nos seios ou por distúrbios hormonais. Isso geralmente aparece em jovens de 13 ou 14 anos, como resultado de alterações hormonais na puberdade. Em 5% dos casos, a hipertrofia da glândula persiste até a idade adulta.
O QUE É GINECOMASTIA?
É o desenvolvimento anormal das mamas nos homens, o aumento do volume da mama aparece pela manifestação de algum componente glandular, tecido adiposo ou misto. Quando o componente é tecido adiposo, é chamado lipomastia ou pseudoginecomastia.
INDICAÇÃO
O tratamento cirúrgico deve ser indicado após a resolução de possíveis causas, como perda de peso, tratamentos de tumores, consumo de substâncias hormonais, medicamentos anabolizantes ou outros, álcool, etc. É indicado em pacientes que aumentaram o tecido mamário, gordura ou ambos.
COMO É REALIZADA A CIRURGIA?
É feito por meio de um pequeno corte em forma de meia lua ao redor da aréola. Junto com isso, a lipoaspiração pode ser realizada nas mamas em que o aumento é causado pelo excesso de gordura.
A cirurgia de ginecomastia pode ser realizada em pacientes com mais de 18 anos e sem comorbidades.
TIPO DE ANESTESIA
Pode ser anestesia geral ou peridural com sedação,
TEMPO DE INTERNAÇÃO
O procedimento dura aproximadamente 1 hora e a permanência do paciente no hospital é de 8 a 12 hs. se a anestesia é peridural com sedação. Quando a anestesia geral é realizada, o paciente deve permanecer hospitalizado por 24 horas.
PÓS-OPERATÓRIO
O paciente deve descansar por 20 dias, usando uma malha compressiva por aproximadamente 1,5 meses. Essa técnica é muito bem tolerada pelos pacientes, eles relatam apenas um leve desconforto. Após a cirurgia, é comum haver edema ou equimose (inchaço e pele vermelha) que permanecerão por 21 dias. Além disso, pode haver alteração da sensibilidade que geralmente é reversível e transitória.
COMPLICAÇÕES
Apesar de raras, podemos citar: hematomas, infecção, abertura de pontos, cicatriz hipertrófica ou quelóide, sofrimento da pele (necrose), irregularidades da pele, retrações.
RESULTADOS DEFINITIVOS
Nos primeiros meses, a cicatriz fica vermelha e depois fica clara ao longo do tempo, dependendo do fototipo da pele e dos cuidados com ela. A realização da drenagem linfática melhora a fibrose e o edema durante o primeiro mês. Após 20 dias, o ultrassom complementa o processo de recuperação, e o edema e a inflamação diminuem após 21 dias. O resultado final é observado entre 6 meses e o 1º ano após a cirurgia.