GIGANTOPLASTIA / REDUÇÃO DE MAMA
INDICAÇÃO
Em certas mulheres, o tamanho dos seios pode atingir grandes dimensões. Isso ocasiona desconforto nas atividades habituais, seja caminhar, ir à praia, praticar alguma atividade esportiva ou simplesmente vestir roupas. Esse tamanho considerável pode ter uma origem genética ou ser influenciado externamente por hormônios ou ganho excessivo de peso.
A solução para esse problema é a remoção de parte da glândula mamária, utilizando técnicas apropriadas para manter um formato harmonioso em cada paciente. O objetivo é aliviar os sintomas causados pelo peso, sejam dores na coluna, dor na região posterior do pescoço, infecções por fungos ou dermatites nas dobras inferiores das mamas (sulco da mama). Com esta técnica podem ser reduzidas as aréolas.
ANESTESIA
Pode ser utilizada anestesia peridural ou anestesia geral
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Pode ser 12 / 24hs. Geralmente é uma cirurgia bem tolerada.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO
Depende do tamanho das mamas, geralmente entre 4 a 5 horas.
PÓS OPERATÓRIO
A cirurgia de redução de mama ou gigantoplastia, geralmente é muito bem tolerada pelo paciente, normalmente são usados dois drenos (um em cada mama), que serão removidos entre 3-5 dias.
Edema e hematomas são frequentes, não se assuste, faz parte do processo de recuperação. O uso de um sutiã deve ser contínuo, sem apertar excessivamente a ferida. Deve ser mantido por 2/3 meses. É importante que a paciente não levante os braços por 30 dias.
COMPLICAÇÕES
Embora não sejam frequentes, é bom mencioná-las: hematoma, infecção, seroma, abertura de um ponto, necrose da pele e aréola, perda parcial da sensibilidade.
RESULTADOS DEFINITIVOS
Esta cirurgia atinge o resultado mais próximo do definitivo entre o sexto e o 12º mês, sempre levando em consideração a modificação abrupta do peso corporal e o entendimento de que a gravidez aumenta o tamanho das mamas. As cicatrizes são geralmente vermelhas nos primeiros meses, tornando-se a cor da pele um ano após a intervenção.