BICHECTOMIA
(CIRURGIA DE SACOS DE BICHAT)
É um dos procedimentos plásticos mais procurados, para quem deseja um rosto mais delicado e harmonioso. Inicialmente, essa cirurgia surgiu para fins odontológicos, mas seus benefícios cresceram na área estética.
O rosto tem uma anatomia complexa, entre suas muitas estruturas existem compartimentos de tecido adiposo que funcionam como almofadas protetoras. Nesses compartimentos, existe um que se estende por toda a superfície lateral da face, do osso temporal à mandíbula, recebendo o nome de Bichat Ball ou Bag, em homenagem ao anatomista francês que o descobriu.
Na região oca da cavidade oral (a bochecha) é mais espessa, dando assim uma aparência mais arredondada ao rosto.
O QUE É BICHECTOMIA?
É a cirurgia que remove as bolsas de gordura de Bichat, com o objetivo de modificar o rosto no nível das bochechas, levando a um contorno facial mais fino e delicado.
Essa característica possui uma importante carga genética, ou seja, depende da herança familiar.
COMO ESTA TÉCNICA É EXECUTADA?
O procedimento é realizado cortando o interior da boca, isso acelera o processo de cicatrização e não deixa marcas aparentes no rosto. Através dessa incisão, a bola Bichat é localizada e extraída parcialmente, ou em casos selecionados, totalmente. Em seguida, a secção e o restante é cauterizado. No final, uma sutura é geralmente feita com fio absorvível, sem a necessidade de remover os pontos.
INDICAÇÃO
Antes de realizar a cirurgia, as condições do paciente são examinadas. É muito importante conhecer o estado de saúde anterior e as expectativas do paciente em relação ao procedimento. Deve-se esclarecer que pessoas com sobrepeso podem ter resultados diferentes porque aumentaram o tecido adiposo.
A idade para começar a realizar esse procedimento é de 19 anos, em homens ou em mulheres que desejam definir as linhas do rosto, reduzindo o tamanho das bochechas. Essa é a idade certa, já que o paciente desenvolveu completamente o rosto.
Pessoas com excesso de peso corporal, com alterações morfológicas da face ou doenças sistêmicas não controladas, não poderão realizar esse procedimento.
TIPO DE ANESTESIA
Pode ser geral ou local com sedação, dependendo de cada caso particular.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
O tempo de internação pode ser de 6 a 8 horas, com tempo cirúrgico médio de uma hora a uma hora e meia.
PÓS-OPERATÓRIO
Geralmente é um procedimento bem tolerado e não muito doloroso. Durante os primeiros dias, é comum ver a face inchada (edema) e inflamação na região onde a cirurgia foi realizada.
Evite esforços físicos, banhos com água muito quente e refeições quentes por 7 dias após a cirurgia. Exercícios físicos podem ser realizados após 14 dias.
O resultado final pode ser visto entre 2 a 3 meses do procedimento, mas com 3 semanas você pode ter mudanças na face.
O uso de filtro solar (FPS) diariamente no rosto é importante após a realização do procedimento, pois impede hiperpigmentação.
COMPLICAÇÕES
A escolha de um bom profissional para realizar esse tipo de procedimento diminui a possibilidade de complicações. Embora sejam raros, podem ser mencionados:
-
Incisões em regiões da cavidade oral que podem produzir paralisia temporária ou definitiva de uma mulher devido ao envolvimento dos nervos da face.
-
Retirado excessivamente ou incorretamente da bolsa Bichat, o que pode deixar assimetria.
-
Sangramento
-
Infecções
RESULTADO DEFINITIVO
Como todas as cirurgias, o resultado é progressivo, nas primeiras semanas predominam o edema e a inflamação; depois, com 3 semanas de pós-operatório, observamos as primeiras alterações e com 6 meses de cirurgia, podemos ver um resultado mais próximo ao definitivo.
QUAL É A FUNÇÃO DA BOLA DE BICHAT?
Para a ignorância de muitos, a bola bichat se torna importante nos primeiros anos de vida para ajudar o bebê a sugar e se alimentar. Já na idade adulta, não tem função e constitui uma estrutura de tecido adiposo entre os músculos da face.