top of page
consultório_ Karim_Faid_edited.jpg

ABDOMINOPLASTIA

O QUE É?


A Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico para eliminar o excesso de pele com flacidez e a gordura da parte média e baixa da área abdominal.

Para atingir uma maior eficácia no resultado final da cirurgia, é realizada a sutura do músculo reto anterior do abdômen.Isto é, quando o paciente apresenta diástase abdominal (abertura do músculo por consequência do enfraquecimento e emagrecimento da linha alba). Geralmente ocorre após a gravidez, devido ao alongamento e a separação do músculo e pelos níveis de relaxina (hormônio).

Outro caso menos comum é quando se apresenta excesso de peso em homens, o que aumenta a pressão intra-abdominal e a abertura dos retos da área abdominal.

PORQUÊ A FLACIDEZ ABDOMINAL APARECE?


A flacidez abdominal ocorre por diversos motivos, dentro deles estão: a falta de exercício físico, aumentos e perdas de peso constantes, excesso de peso, estilo de vida sedentário, e entre as mulheres o fator mais comum é após a gravidez.

Sabe-se que na área abdominal é muito fácil a acumulação de gordura e é uma das áreas mais difíceis de eliminar gordura através do exercício físico.

Da mesma maneira, com o decorrer dos anos, a pele tende a ceder diante os fatores da gravidade, isto se observa mediante o excesso de pele na parte inferior do abdômen e também no nível do umbigo.

Muitas pessoas optam por realizar a cirurgia de Abdominoplastia porque sentem que seu abdômen apresenta uma aparência antiestética.

QUANDO QUE A ABDOMINOPLASTIA É RECOMENDADA?


Quando a flacidez e o excesso de pele chegam a ser uma limitante para a atividade física, gerando um desconforto ao se vestir, ou também quando afeta psicologicamente o paciente devido a se sentir insatisfeito com sua aparência física.

abdominoplastia_dr karim faiad.png

QUANDO É O MOMENTO IDEAL PARA REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO?


De início, a recomendação é que o paciente se encontre o mais perto possível de seu peso ideal, o que facilita a intervenção, diminui a incidência de complicações no pós operatório e aumenta a possibilidade de ter uma recuperação rápida.

A dermolipectomia deixará cicatrizes permanentes, entretanto, a melhoria estética compensará as sequelas das cicatrizes.

Lembre se que as incisões são amplas e ocupam a região inferior do abdômen. Porém, estas marcas podem ser atenuadas pelo biquíni ou a roupa intima.

POSSO PERDER PESO AO REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO?


Esta cirurgía não é substituta da dieta ou exercicios físico para redução de peso no caso de obesidade.
É importante atingir um emagrecimento que aproxime o paciente de seu peso ideal antes de realizar a intervenção cirúrgica.

A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica que ajuda a definir e melhorar a silhueta do paciente. Porém a pessoa que decide fazer esta cirurgia deve fazer uma mudança de hábitos tanto alimentares como também a adoção de exercícios físicos, caso contrario, os resultados da cirurgía não durarão muito tempo.

ESTA TÉCNICA DURA PARA SEMPRE?


Esta intervenção pode sofrer alterações (aumento de peso ou gravidez) que obriguem o paciente a obter excesso de pele devido ao esticamento que esta sofre ao ser superado o limite de elasticidade desta. Portanto, o resultado disto depende de diversos fatores.

É NECESSÁRIO COLOCAR DRENO?


A colocação de drenos será necessária durante 8 ou 10 dias e será colocada um curativo por cima da ferida e uma cinta abdominal sem muita compressão para não danificar a incisão realizada.

Os drenos têm o objetivo de evitar o acumulo de sangue e líquidos abaixo da ferida, minimizando então os riscos de uma possível infecção.
Quanto às cicatrizes, tudo depende do cuidado que o paciente prestar à elas, assim como o fototipo e a qualidade da pele do paciente.

AVALIAÇÃO PÓS OPERATÓRIA:


A avaliação pós operatória varia de paciente para paciente, o tipo de cicatrização, o nível de dor e o tratamento farmacológico indicado do paciente em questão.

O paciente, encontrando-se em condições, é dado de alta após 24hs, informando-o que deve realizar uma caminhada de 10 a 15 min  a cada 2hs e deverá utilizar uma meia elástica por 10/15 dias.

Na casa, deve realizar um repouso relativo, podendo retomar suas atividades normais até a terceira ou quarta semana após a cirurgia.

O pós-operatório é habitualmente pouco dolorido, portanto, esforços abdominais como tossir, podem chegar a provocar desconforto.

A dor pode ser tratada com anti-inflamatórios para ter uma recuperação mais tolerável.

É recomendável o uso de meias elásticas nas pernas para evitar a acumulação do sangue nelas, assim como também reduzir a possibilidade de gerar problemas venosos (tromboses venosa profunda/ tromboembolismo).


Como normalmente são colocados 2 drenos, estes são retirados entre 7 a 10 dias após a intervenção cirúrgica.

A maioria dos pontos da sutura são internos e não precisam ser retirados, já que são absorvidos pelo organismo após algumas semanas.
Os pontos externos realizados no umbigo são retirados entre 7º e 15º dia após abdominoplastia, conforme as indicações do médico.


É normal que durante os primeiros dias ou semanas ocorra um inchaço (edema) da área abdominal, também é comum que na área inferior do abdômen, ocorra perda de sensibilidade, isto é temporário e reversível.

ALGUMAS PAUTAS DO TRATAMENTO DA FISIOTERAPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTÍA SÃO:

 

  • Iniciar drenagens linfáticas (técnica de massagem para ativar o funcionamento do sistema linfático superficial provocando a eliminação de líquido intersticial, facilitando a sua evacuação), logo após de 10 dias dentro do tempo pós operatório, o qual ajudará em drenar a inflamação e favorecerá a cicatrização. É uma técnica bem tolerada pelo paciente e com mínimos riscos. 

  • Realizar caminhadas lentas e curtas na primeira semana para ativar a mobilização do fluxo sanguíneo.

  • Lembrar que o uso da faixa deve ser permanente e será retirada para ir ao banheiro apenas e quando o médico indicar, para tomar banho e realizar as respectivas drenagens linfáticas.


A postura na cama durante a primeira semana será deitada de barriga para cima, com o tronco em semi flexão (utilizando travesseiros angulados em 30 graus) e com os joelhos em semi flexão (colocando travesseiros debaixo dos joelhos), ambas técnicas são utilizadas para reduzir a tensão das feridas.


Poderá realizar exercícios suaves de mobilização de tornozelos para melhorar a circulação das pernas e ajudar no resultado da drenagem do líquido inflamatório.


O resultado da abdominoplastia é progressivo, levando em média de 4 a 6 meses para observar um resultado similar ao definitivo.

Design sem nome (19).png
bottom of page